O que é Inteligência Emocional e Como Ela Afeta a Sua Vida?

Talvez você já tenha ouvido falar que quando uma pessoa é inteligente ela tem um Q.I. (Coeficiente Intelectual) elevado – Era o caso de Albert Einstein. O coeficiente mede a capacidade intelectual dos indivíduos e a habilidade de raciocínio.

Justamente por terem inteligência acima da média, nem sempre socializam de forma satisfatória ou são bem resolvidos com questões emocionais.

Estudiosos verificaram que avaliar a inteligência humana somente do prisma intelectual, não era suficiente para descrever diversas habilidades cognitivas humanas, neste contexto, surge o conceito de inteligências múltiplas.

O Autor Daniel Goleman é conhecido por seus estudos afetos a Inteligência Emocional – Q.E, que conforme o autor, é a capacidade que um indivíduo tem de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos.

O fato é que no contexto do século da Transformação Digital, ter somente Q.I. há tempos, se mostra insuficiente para que o ser humano viva de forma harmoniosa no contexto social e consigo mesmo.

As 5 Categorias da Inteligência Emocional

Para Goleman a Inteligência Emocional compreende Cinco Categorias:

  1. Autoconsciência

Essência da Inteligência Emocional. Quando dominamos, temos a capacidade de identificar sentimentos e ter autocontrole.

2. Controle Emocional

Tendo a capacidade de conhecer as próprias emoções, é possível controla-las, dominando e sabendo lidar com sentimentos de tristeza, angústia, raiva e momentos de euforia.

3. Consciência Social

A partir da autoconsciência e controle das próprias emoções, temos a capacidade de observar o outro e se colocar em seu lugar, tornando mais fluido os relacionamentos.

4. Gestão de Relacionamentos

É a habilidade de se adaptar e se relacionar melhor com as pessoas compreendendo e guiando o contexto das emoções.

5. Automotivação

Compreende a capacidade de canalizar as emoções conforme objetivos pessoais. O domínio da habilidade propicia nas pessoas produtividade mais elevada.

As competências emocionais se inter-relacionam conforme apresentado na figura abaixo:

Competências Emocionais

As 12 habilidades Para o Desenvolvimento da Sua Inteligência Emocional

Para que você possa se desenvolver emocionalmente conforme as categorias propostas por Goleman, o aprimoramento de 12 habilidades é fundamental, de modo que você possa elevar suas competências interpessoais e ser uma pessoa emocionalmente forte.

A seguir, será detalhado em cada categoria as competências emocionais necessárias. Leia e identifique quais competências são necessárias para que você possa se desenvolver emocionalmente.

Competências Emocionais
  1. Autoconsciência Emocional:

Reconhecer determinadas atitudes e por que você reage de certa maneira conforme as circunstâncias, permite um maior controle, de modo que você possa moldar comportamentos indesejados. Imagine em uma situação que você por impulso, age de forma explosiva e fala ou faz algo que venha a se arrepender?

2.      Autocontrole Emocional:

Uma vez consciente das suas emoções é possível ter autocontrole e não agir por impulso, por exemplo. Com a prática é possível pensar de forma automática sem tomar decisões precipitadas.

 3.      Orientação para Realização

A partir do momento que você passa a ter consciência e autocontrole emocional, você passa a ser uma pessoa muito mais assertiva, sensata e voltada para resultados. Quando você tem consciência de si mesmo, você reconhece seus potenciais e está mais disposto (a) a ousar mais sem que isso lhe cause angústias.

4.      Otimismo:

O desenvolvimento das competências emocionais faz com que você tenha mais otimismo em realizar as atividades diárias e seus projetos de vida. Em uma situação que não aconteceu como você previa, você encara como uma oportunidade de aprendizado e em uma oportunidade semelhante, você, certamente, irá lhe dar com a situação de uma forma muito mais assertiva e com melhores resultados.

5.      Adaptabilidade

A pessoa com um desenvolvimento emocional mais evoluído se adapta melhor e mais rápido às mudanças e não desperdiça energia criando resistência a um novo contexto. Encara o novo cenário como oportunidade de aprendizados para o desenvolvimento de novas habilidades.

6.      Empatia

É a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro, identificando outros pontos de vista e entendendo a situação de outro prisma. Esta habilidade permite uma visão plural da situação e em um mundo com uma diversidade cada vez maior, contribui para que você possa conviver de forma harmoniosa nas relações interpessoais.

7.      Consciência Organizacional

É a capacidade de compreender grupos, os influenciadores e a dinâmica dos grupos conforme suas culturas e valores.

8.      Influência

Compreende a capacidade de gerar impacto nas pessoas de forma positiva, de ter argumentos que possibilitem as pessoas refletirem de forma sensata a partir das suas argumentações e ponto de vista.

9.      Treinamento e Mentoria

A melhor forma de aprender é ensinar. A partir do momento que você ensina alguém, você internaliza o conhecimento e cria um método, uma forma de ensinar, de passar o conhecimento, fazendo com que o conhecimento se cristalize em sua memória.

10.   Gestão de Conflitos

Às vezes os conflitos são necessários e positivos, desde que sirvam para confrontar opiniões e buscar meios e alternativas convergentes. Auxiliar na gestão de conflitos contribui para que as pessoas desenvolvam suas competências emocionais, apresentando um ponto de vista de um observador e contribuindo para que a pessoa tenha, por exemplo, empatia e adaptabilidade.

11.   Liderança Inspiradora

Um líder inspirador é aquele que faz o que diz, ou seja, ele inspira os liderados a partir das suas convicções que se refletem em ações. A liderança inspiradora estabelece laços de confiança, positividade nas relações e apoio mútuo, proporcionando um ambiente colaborativo, espontâneo e aberto a experimentação e criatividade.

12.   Trabalho em Equipe

Grupo é diferente de equipe. Um time de futebol no qual os jogadores são individualistas, não há espírito de equipe e querem resolver tudo sozinho, pode até ganhar um jogo, mas não ganharão o campeonato. Um time sabe reconhecer e apoiar quando o outro companheiro não está bem e ajuda, contribuem para a autoestima e trabalham de forma colaborativa, servindo e sendo servidos. Uma equipe permite que todos brilhem, há uma liderança compartilhada, fazendo do ambiente um espaço de confiança mútua e aceitação.

Como Desenvolver Sua Inteligência Emocional?

Percebe que de nada adianta ao indivíduo ter um Q.I. elevado, mas não ter um Q.E. equivalente? Na primeira frustação ele poderá ter sua autoestima abalada que poderá afetar seus relacionamentos por toda a sua vida.

O desenvolvimento da Inteligência emocional passa, primeiramente, pela aceitação que somos vulneráveis, que não sabemos tudo e estamos em constante aprendizado. Ter humildade para reconhecer fraquezas e limitações abre um espaço de aprendizagem na busca de suprir as lacunas nas quais temos dificuldades e buscar apoio nos pares para que possamos nos desenvolver constantemente.

Todas as pessoas têm habilidades a serem desenvolvidas, motivo pelo qual as inteligências múltiplas têm ganhado tanto espaço.

A vida é para ser vivida

A vida é para ser vivida, experimentada. Quanto mais experiências nos permitimos, de modo a estar aberto ao conhecimento e ao aprendizado, mais experiente nos tornamos. Já reparou que as pessoas mais velhas geralmente são pessoas mais sábias, que escutam e observam mais? Então, são pessoas que já tiveram mais oportunidades da experimentação, sendo assim, são mais assertivas.


Por outro lado, aquelas pessoas que acham que tudo sabe, que são “donas da razão” são tolas que retardam ou inibem sua capacidade de aprender e por consequência, tendem a serem emocionalmente mais fracas.


Faz sentido para você? Você certamente identificou alguma habilidade que você tem oportunidade de desenvolver mais para que você possa ser uma pessoa emocionalmente evoluída. Em caso afirmativo, procure meios de desenvolvê-la. O sucesso da sua vida está em suas mãos, não demore, ele está aguardando você!

Sobre o autor:

Gustavo Souto é Mestre em Gestão do Conhecimento, com formação em Coaching Ontológico, professor e palestrante com foco em desenvolvimento pessoal e de equipes. Criador do Programa Vida em Projetos que auxilia as pessoas a encontrar e trilhar o sucesso de suas vidas, definindo o propósito e meios para alcançá-los.

Participe comentando