Você em algum momento teve medo de ser julgado, medo do julgamento?
Você já parou para pensar o quanto deixou de fazer com medo de ser julgado?
Pensa comigo: onde que você estaria hoje se você tivesse deixado de lado esse sentimento e seguido seu caminho sem medo do que as outras pessoas iriam pensar de você?
A forma como você enxerga o que as pessoas vão pensar pode estar relacionada com alguma situação que você tenha passado que te causou um desconforto ou um autojulgamento que você tem de você mesmo que te impede de ir adiante e realizar o que deseja.
Você sabe o potencial que você tem, suas capacidades e quão capaz você é, mas por algum motivo você “trava” em certas situações.
Saiba que é possível superar esta fobia e o autoconhecimento pode te ajudar.
O autoconhecimento é uma das habilidades para o desenvolvimento de competências emocionais. Em um artigo eu abordei a questão.
Procurar se desenvolver emocionalmente vai lhe ajudar a superar esse desafio e tenha certeza, é possível!
Só você sabe o que você sente, os seus valores e onde você quer chegar, então vá em frente!
Deixe de lado o que as pessoas pensam e foque no seu objetivo!
Quando você foca, quando você tem propósito, quando você acredita, quando você se empenha, o que menos importa é a opinião dos outros.
Às vezes aquela pessoa que está te criticando, ela queria estar no seu lugar, fazendo o que você está fazendo.
Justamente por ela não ter coragem, ela te critica, te enfraquece. A fraqueza que ela externaliza para você são os temores que ela tem.
A partir do momento que você desenvolve habilidades emocionais e se fortalece, você não dará importância para as opiniões negativas, que em nada contribuem.
Pensa nisso!
Sobre o autor:
Gustavo Souto é Mestre em Gestão do Conhecimento, com formação em Coaching Ontológico, professor e palestrante com foco em desenvolvimento pessoal e de equipes. Criador do Programa Vida em Projetos que auxilia as pessoas a encontrar e trilhar o sucesso de suas vidas, definindo o propósito e meios para alcançá-los.
Participe comentando