Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de possuir habilidades e capacidade de realizar algo.
Ser confiante é fundamental para a saúde e bem-estar psicológico de cada um. Pessoas confiantes tem mais chances de sucesso na vida pessoal e profissional.
Quando uma pessoa acredita em sim mesma ela está mais disposta a ousar e empreender coisas novas, superando possíveis medos.
Quando se tem confiança em si mesma a pessoa utiliza da melhor forma os recursos que possui, deixando de lado possíveis fraquezas e focando sua energia e esforços no seu potencial.
Algumas pessoas acreditam que a confiança em si mesmo é um traço de personalidade, mas saiba que se você pensa assim e não tem confiança em determinadas situações, algumas estratégias podem ajudar você a se sentir autoconfiança.
Ter autoconfiança requer PRÁTICA. Se você quer se
sentir mais confiante ou aumentar sua confiança em determinadas áreas da sua
vida, veja algumas práticas que vão lhe ajudar nesta jornada.
8 Passos Para Ser Autoconfiante
1. Pare de se Comparar com os Outros
Cada pessoa é única com suas características que compreendem qualidades e limitações. Nem sempre o que as pessoas externam são realmente o que elas realmente são ou pensam. Não se compare achando que você é menos capaz que qualquer outra pessoa. Se você admira qualidades em uma pessoa, veja o que ela faz e fez para atingir determinada situação.
2. Cuide do seu corpo
Cuidar desta máquina é essencial para que você possa realizar tudo que almeja em sua vida. Cuidar do corpo significa não maltratar seu corpo e sua mente, se alimentando bem, dormindo bem, se exercitando, não tendo vícios e também cuidando dos seus pensamentos.
Ler, relaxar, meditar e caminhar são atividades que auxiliam na organização dos pensamentos e ideias para que você possa ter uma mente saudável.
3. Pratique Autocompaixão
Ter compaixão de si mesmo é diferente de ter pena. Esforce-se para atingir seus objetivos, mas não se cobre, não se maltrate nem faça autojulgamentos. Se você por algum motivo não atingiu seus objetivos como o esperado, reflita o que pode melhorar, encare como um aprendizado para que na próxima vez você esteja mais preparado (a).
4. Está em Dúvida, não Pare!
Não permita que a dúvida te paralise. Se está em dúvida em determinada situação, busque respostas e alternativas, mas não deixe de agir. Administre o medo e encare o desafio do novo, verá que por vezes, as barreiras e limitações existem somente nos seus pensamentos. Administre os riscos, mas não deixe de agir.
5. Se permita o Novo
Deixe a criança aflorar em você. Se permita novas experiências, afaste o medo do julgamento (principalmente o autojulgamento) a vida é para ser vivida, experimentada.
6. Elimine Pensamentos Negativos
Sabe quando deseja algo e parece que tudo que você vê lembra seu desejo? Quando focamos em algo, automaticamente e de forma inconsciente, o cérebro passa a filtrar e é como só tivéssemos foco para isso.
Quando está se pensando em comprar determinado carro, ao sairmos na rua os carros da marca desejada parecem se multiplicar. Assim é com pensamentos negativos, se você assim pensar é como se você “atraísse”. Pense em coisas boas, positivas, que vai dar certo, que você vai ser bem-sucedido(a) na sua empreitada. Se doe e dê seu melhor.
7. Aproveite o Agora
O passado é lembrança e você não pode mudar. O futuro é incerto. Assim, viva com intensidade o presente, onde você pode agir e fazer a diferença e dar seu melhor. Você tem potencial e capacidade de realizar que nem você imagina, mas só saberá quando colocar em prática.
8. A vida é Maravilhosa e Finita
Ninguém sabe quanto tempo viverá. Essa afirmação parece ser amedrontadora, mas na verdade é libertadora! Se não sabe quanto tempo viverá, viva sua melhor versão! Não tenha medo, arrisque-se mais, afinal, a vida é uma só!
Autoconfiança é uma questão de prática.
– Robert Green
Afaste o medo do julgamento principalmente o autojulgamento – a vida é para ser vivida e experimentada.
Sobre o autor:
Gustavo Souto é Mestre em Gestão do Conhecimento, com formação em Coaching Ontológico, professor e palestrante com foco em desenvolvimento pessoal e de equipes. Criador do Programa Vida em Projetos que auxilia as pessoas a encontrar e trilhar o sucesso de suas vidas, definindo o propósito e meios para alcançá-los.
Participe comentando